As famosas Variáveis...

Utilizamos variáveis em C++ para armazenar valores que poderão ser acessados mais tarde na memória do computador, é muito comum fazermos grande uso de declaração de variáveis e constantes quando programamos, pois a necessidade de armazenar valores temporários na memória é muito grande.


A sintaxe de uma variável em C++ é simples e fácil de se aprender e memorizar:



[tipo] [nome] [opcional: [= valor inicial]];

Ex:  int a= 10;



Em C++ temos 6 tipos de dados primitivos, a partir dos quais podemos fomar tipos de dados compostos(veremos vários durante o curso).




As Constantes...

Muita gente tem dificuldades em assimilar quando falamos de variáveis e constantes, as constantes assim como as variáveis são usadas para armazenar valores temporários na memória. A diferença é que o valor atribuído as constantes não pode ser alterado no decorrer do programa, o que não ocorre com uma variável. Um fator importante a ser lembrado, é que as constantes diferentemente das variáveis devem ter seu valor declarado/iniciado quando a mesma é declarada.


Exemplo de declaração de uma constante: #define PI 3.1415




C++ é uma liguagem case sensitive

É importante que você saiba que C++ é uma linguagem case sensitive, dizemos que uma linguagem é case sensitive quando essa linguagem interpreta a diferença entre caracteres maiúsculos(caixa alta) e mínúsculos(caixa baixa).


Para que você possa entender melhor, as variáveis abaixo são interpretadas pelo C++ como tendo nomes completamente diferentes...


int Casa= 10;
int cAsa=20;
int caSa=30;
int casA=40;
int casa= 50;




Palavras reservadas pela linguagem...

Em C++ existem palavras que dizemos serem "reservadas" pela linguagem. Devemos estar atentos ao declarar variáveis e constantes pois não podemos nomeá-las utilizando essas palavras.


Criei abaixo uma lista com as palavras reservadas em C++:



  • asm, auto, break, case, catch, char, class, const, continue, default, delete, do, double, else, enum, extern, float, for, friend, goto, if, inline, int, long, new, operator, private, protected, public, register, return, short, signed, sizeof, static, struct, switch, template, this, throw, try, typedef, union, unsigned, virtual, void, volatile, wchar_t, while.
Exemplo de variáveis inválidas que utilizam nomes de palavras reservadas:
int new= 10; //Não devemos nunca se utilizar de palavras reservadas para nomear variáveis e constantes
int case=1254;




Recomendo que aqueles que quizerem saber mais sobre variáveis e constantes assistam nossas vídeo-aulas 08-09-10-11-12 onde abordamos esses temas

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
top
BlogBlogs.Com.Br